Na China a embalagem de um produto desempenha um papel decisivo durante a fase inicial de uma compra. Na verdade, o design da embalagem tem menos de 3 segundos para chamar a atenção do consumidor. Esses 3 segundos são extremamente importantes porque mais de 70% das decisões de compra são tomadas na prateleira (na loja ou online).
Os chineses são muito visuais e as embalagens bem projetadas podem ajudar a chamar a atenção e vender produtos.
Na China tradicional, elas eram frequentemente usadas para expressar gratidão e respeito. As pessoas costumavam dar presentes bem embalados para mostrar seu apreço pelo destinatário.
As cores também têm seu simbolismo, na cultura tradicional chinesa, o vermelho é uma cor altamente simbólica, que lembra sorte e prosperidade (é por isso que está em toda parte durante as festividades chinesas, como o Ano Novo Chinês). O ouro é visto como a cor real.
O azul é uma cor bastante neutra, muitas vezes remete a masculinidade. O verde é frequentemente visto como uma cor negativa porque está associado à infidelidade e à raiva, mesmo que vejamos cada vez mais marcas veganas ou saudáveis optando por embalagens verdes.
Finalmente, no que diz respeito ao preto e ao branco, os padrões chineses são bastante diferentes. O branco é visto como a cor da pureza, da simplicidade, mas é também a cor do funeral. Já o preto é uma cor comum e neutra utilizada no dia a dia. É uma cor muito utilizada para área de cosméticos.
O mercado de embalagens da China foi avaliado em 1,1 trilhão de unidades em 2022. A estimativa é que o mercado registre um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de mais de 2% durante 2022-2027.
Os principais materiais utilizados para embalagens na China são plásticos rígidos, metal rígido, papel e cartão, embalagens flexíveis e vidro. Os plásticos rígidos, que obtiveram a participação máxima de mais de 27% em 2022, continuarão a dominar até 2027. Seguido das embalagens flexíveis e as de papel e cartão. A conveniência e portabilidade das embalagens flexíveis é um dos fortes impulsionadores responsáveis pela sua ampla adoção em todos os setores.
A indústria de alimentação representou 45% do mercado de embalagens na China, em 2022. A procura de embalagens flexíveis para produtos alimentares é atribuída principalmente ao seu elevado consumo em panificação e cereais e laticínios e alimentos à base de soja, e onde os consumidores preferem produtos que proporcionem os benefícios de entrega segura e facilidade de transporte. Alguns materiais são escolhidos pela forma como beneficiam os produtos, como propriedades antimicrobianas e resistência mecânica.
Pesquisa realizada pela Associação de Consumidores da China, mostrou que 88,1% dos entrevistados escolheriam embalagens simples na compra de produtos. Além disso, muitos consumidores expressaram suas preocupações sobre o impacto negativo do excesso de embalagens no meio ambiente. Os chineses estão cada vez mais adotando um estilo de vida ecológico e buscam comprar produtos com embalagens mais ecológicas. Por exemplo, algumas marcas começaram a utilizar materiais recicláveis nos seus produtos, o que tem impacto nas vendas apesar do preço de produção mais elevado.
As empresas chinesas investem intensamente em embalagens inovadoras e sustentáveis. Sempre estão buscando soluções criativas, práticas, biodegradáveis ou recicláveis para reduzir seu impacto ambiental e atrair o consumidor.
Este mercado na China possui muita variedade é uma excelente opção para buscar fornecedores que possam fornecer embalagens para o lançamento de uma marca, de uma linha de produto.
Os fabricantes trabalham de duas formas:
1. Buscar a personalização da embalagem do produto OEM (Original Equipment Manufacturer). Esta forma consiste em fazer uma solicitação muito específica ao fabricante. Isso requer que se tenha projetado previamente sua embalagem com as devidas especificações como material, espessura, dimensões, cores etc.. As desvantagens deste método são o preço, o tempo de execução e eventuais problemas na qualidade.
2. Buscar embalagem de produto projetada de fábrica ODM (Original Design Manufacturer). Esta forma consiste em escolher uma embalagem a partir de uma seleção proposta pelo seu fabricante. Uma fábrica ODM oferecerá embalagens de acordo com as funções do seu produto e suas expectativas. A maioria dos fornecedores na China tem de cinco a vinte modelos de embalagens padrão diferentes para a seleção de seus clientes. Não é possível personalizar as dimensões, materiais ou design de cada produto, mas é possível escolher as cores, estampas e tamanhos de legendas, fotos, logotipo. O principal benefício do ODM é que você economizará muito tempo. Além disso, é muito mais barato que o OEM.
Há uma gama enorme de fabricantes de embalagens. Dos mais tradicionais aos que buscam algo diferente como desenvolver embalagens a partir de materiais naturais como resíduos de cana-de-açúcar, celulose moldada, papel sem madeira e colas à base de água.
Outros preocupados com pegada de carbono desenvolvem embalagens de papel e papelão com impressão verde e a economia de reciclagem de baixo carbono.
A universo de oportunidades é vasto e as possibilidade infinitas. Se você está pensando em buscar na China opções de embalagens para o seu negócio podemos de ajudar. Entre em contato.
Referências: